História

História

André Fusco

André Fusco é Médico-Psicanalista, com formação em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), tendo sido um dos primeiros colocados em toda a Fuvest.

Após os estudos médicos, percorreu novos caminhos, e cursou a EAD-ECA-USP (Escola de Arte Dramática) que acrescentou à sua formação uma diversidade da abordagem na saúde humana. Foi através do exercício como ator, que busca em si as emoções e motivações dos personagens, que André Fusco entendeu o valor e desenvolveu sua empatia, algo que a abordagem técnica da medicina não trouxe de forma tão contundente. 

André Fusco tornou-se ator, produtor, diretor, autor de teatro, junto a uma longa carreira em ambulatórios de empresas, onde conheceu a vida corporativa profundamente. Nesse meio tempo, criou um profundo interesse pelos modelos de negócios de gestão, de práticas e costumes que interferem diretamente nas relações de trabalho. Por isso, voltou para a USP e se especializou em Medicina do Trabalho.

Entretanto, foi ao conhecer a Psicodinâmica do Trabalho que encontrou as respostas que procurava. Disciplina relativamente nova de Christophe Dejours, respeitado médico e psicanalista francês, cujo legado impactou positivamente o mundo inteiro. A partir dos estudos da psicodinâmica do trabalho se interessou por Freud, Laplanche entre outros e foi buscar sua formação em psicanálise.

Após atuar em grandes empresas, consolidou sua carreira por 10 anos no Banco Itaú, onde aplicou a psicanálise e os conceitos de medicina do trabalho. Desenvolveu estratégias e metodologias para proporcionar um ambiente de trabalho saudável. Sistematizou sua base em três pilares: práticas pessoais, relações de trabalho e contexto organizacional que, quando estão em harmonia, proporcionam um ambiente mais saudável, com maior engajamento, realização pessoal e resultados positivos mais sustentáveis ao empregador.

Construiu culturas de bem estar, regras promotoras de saúde mental, e aprimorou programas de incentivos e metas, modelos de negócio, processos e sistemas em geral. 

André Fusco sempre partiu da premissa de que o trabalho define grande parte da identidade humana. “O que você vai ser quando crescer?” O trabalho define muito daquilo que nos tornamos. Se o trabalho não vai bem, a vida também não vai bem. 

Hoje atendendo os seus pacientes e prestando consultoria para as empresas, André Fusco é um agente esclarecedor e incentivador da saúde mental de forma ampla e apaixonada.

André Ehrmann B Fusco

© 2021 André Fusco | Todos os direitos reservados.